Só Templates

Créditos



Layout by



31 outubro 2009

Maias

Os maias foram excepcionais astrônomos e mapearam as fases e cursos de diversos corpos celestes, especialmente da Lua e de Vênus.


Muitos de seus templos tinham janelas e miras demarcatórias (e provavelmente outros aparatos) para acompanhar e medir o progresso das rotas dos objetos observados.
            A grande contribuição dos matemáticos maias foi a criação do número zero, um conceito abstrato que permaneceu ausente durante séculos em outras culturas.
            O zero era representado com uma concha marinha. Eles usavam ainda pontos ou círculos de um a quatro e riscos que valiam cinco até contar dezenove.
            Os maias também registraram que o Sol completa seu ciclo em 365,2420 dias, enquanto que na atualidade esse número está definido em 365,2422. Com base nesses conhecimentos, eles criaram um conjunto de calendários complexos e interligados que, juntos, formavam um dos sistemas de contagem do tempo mais precisos de sua época.


Curiosidade: o fim dos tempos:

 



O Haab - o ano maia - compreendia dois períodos: o Tun ou Tzolkin, com 360 dias divididos em 18 meses de 20 dias; e o período de Xma Kaba Kin, de 5 dias, considerados azarados.
  O dia nº 0 da Era atual é situado em 3.113 a.C., quando Vênus desaparece no oeste enquanto as Plêiades nascem no leste fechando um ciclo de 5.125 anos, em 21 de dezembro de 2012.

4 comentários:

  1. Os assuntos ficaram muito bem explícitos com isso facilitando quem o ver.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog parabéns está muito bem explicado o que é astronomia e traz bastante curiosidades.

    Ana Paula Longaray

    ResponderExcluir
  3. Marciele Pereira18/11/2009, 20:25

    Bom eu não entendo muito sobre iste assunto, mas adorei o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Marco
    Olá gostei muito do post so que eu to com uma duvida em relação a imagem do Deus Sol e os demais Deus a imagem é mesmo Maia ou Asteca?
    vlw

    ResponderExcluir