Só Templates

Créditos



Layout by



23 outubro 2009

Babilônios



A Babilônia da Antigüidade desenvolveu uma Matemática e uma Astronomia consideravelmente mais complexa do que a egípcia. Um sistema de numeração sexagesimal (herança suméria) e posicional (a posição dos algarismos muda seu valor) era adotado desde os mais antigos registros babilônicos conhecidos. O sistema posicional babilônico não possui apenas os números inteiros, mas frações sexagesimais, análogas aos nossos décimos, centésimos, milésimos. Somos herdeiros deste sistema de numeração: nossadivisão da circunferência em 360 graus, a hora em 60 minutos e estes em 60 segundos. Devido à sua eficiência em operações aritméticas, foi ainda usado muito mais tarde, nos cálculos astronômicos por Ptolomeu no período helenístico, já na era cristã. A despeito de considerável desenvolvimento da Geometria babilônica sua Astronomia era essencialmente numérica e não geométrica.
Tabelas detalhadas dos movimentos dos corpos celestes eram elaboradas para prever seus futuros movimentos sem uma particular preocupação com a geometria subjacente.
De especial importância astrológica eram os eclipses, talvez pelo seu caráter excepcional no comportamento da natureza. Registros regulares de eclipses haviam mostrado que a cada 6585,32 dias (= 18 anos + 10 a 11 dias), podiam ocorrer eclipses solares.
Algumas das constelações do Zodíaco vieram diretamente dos babilônios: Leão, Touro (que simbolizava a força da primavera), Escorpião, duas ursas ao Norte (animais do Norte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário