Muitos de seus templos tinham janelas e miras demarcatórias (e provavelmente outros aparatos) para acompanhar e medir o progresso das rotas dos objetos observados.
A grande contribuição dos matemáticos maias foi a criação do número zero, um conceito abstrato que permaneceu ausente durante séculos em outras culturas.
O zero era representado com uma concha marinha. Eles usavam ainda pontos ou círculos de um a quatro e riscos que valiam cinco até contar dezenove.
Os maias também registraram que o Sol completa seu ciclo em 365,2420 dias, enquanto que na atualidade esse número está definido em 365,2422. Com base nesses conhecimentos, eles criaram um conjunto de calendários complexos e interligados que, juntos, formavam um dos sistemas de contagem do tempo mais precisos de sua época.Curiosidade: o fim dos tempos:
O Haab - o ano maia - compreendia dois períodos: o Tun ou Tzolkin, com 360 dias divididos em 18 meses de 20 dias; e o período de Xma Kaba Kin, de 5 dias, considerados azarados.
O dia nº 0 da Era atual é situado em 3.113 a.C., quando Vênus desaparece no oeste enquanto as Plêiades nascem no leste fechando um ciclo de 5.125 anos, em 21 de dezembro de 2012.
Os assuntos ficaram muito bem explícitos com isso facilitando quem o ver.
ResponderExcluirGostei do blog parabéns está muito bem explicado o que é astronomia e traz bastante curiosidades.
ResponderExcluirAna Paula Longaray
Bom eu não entendo muito sobre iste assunto, mas adorei o blog, parabéns!
ResponderExcluirMarco
ResponderExcluirOlá gostei muito do post so que eu to com uma duvida em relação a imagem do Deus Sol e os demais Deus a imagem é mesmo Maia ou Asteca?
vlw